Salários, despesas, manutenção e custos fixos ou variáveis fazem parte de um negócio, que precisa de um caixa ativo e em bom funcionamento.
No entanto, há momentos em que o dinheiro não está disponível na hora exata, e aí as coisas podem desandar. Uma forma de manter o capital da empresa é através da antecipação de recebíveis.
A antecipação de recebíveis é um recurso que permite o adiantamento dos valores a receber de uma empresa em valor à vista.
Entenda como funciona
Independente da modalidade, o processo para antecipar os recebíveis passa pelas mesmas etapas. A empresa emite a ordem de recebimento e a instituição financeira, que é quem faz o intermédio da antecipação, analisa o pedido. Se for aprovado, a instituição realiza o pagamento dos valores.
A antecipação de recebíveis é uma solução a curto prazo com taxas menores que a de um empréstimo. Dessa forma, a saúde financeira da empresa não é comprometida com parcelas e altos juros.
Vantagens para o seu negócio
A maior vantagem da antecipação é a possibilidade de usar um dinheiro que já é da empresa, mas que demoraria para chegar ao caixa.
Conheça alguns benefícios que a antecipação de recebíveis traz para seu negócio:
- Fluxo de caixa: Com o dinheiro disponível, é mais fácil manter o fluxo de caixa positivo em momentos de necessidade.
- Capital de giro: Toda empresa precisa manter uma parcela do capital para manutenção dos negócios e também pensar nos imprevistos. Com a antecipação, você não precisa mexer no dinheiro comprometido para arcar com essas despesas.
- Gestão de custos: Contratempos podem prejudicar o caixa da empresa. O valor antecipado pode ser utilizado para cobrir gastos inesperados, sem prejudicar futuras finanças.
- Menor risco de inadimplência: Como a venda já foi realizada e o valor a ser recebido foi acertado, o risco de inadimplência por parte da empresa é menor.
Tipos de recebíveis
Nem todos os recebíveis podem ser antecipados. Conheça alguns tipos de recebíveis para a cessão dos direitos creditórios:
- Boletos bancários emitidos;
- Recebíveis de cartão de crédito;
- Cheques pré-datados;
- Contratos;
- Contratos de Aluguéis;
- Contratos de Prestação de Serviços;
- Notas Promissórias;
- Notas Promissórias Rurais.
Ter dinheiro disponível no caixa da sua empresa é muito mais fácil do que imagina. O processo de antecipação de recebíveis se torna menos burocrático quando feito através de uma factoring ou securitizadora confiável.
Conheça o passo a passo para antecipar os recebíveis do seu negócio na Angar.
Fique atento às nossas redes sociais para mais informações sobre antecipação de recebíveis: